quarta-feira, 18 de novembro de 2009

sintese da aula do dia 11/11/009

A aula do dia 11/11/009, discutiu-se os textos. A linguagem nos processos sócias de constituição da subjetividade e linguagem, poder e discriminação.
No primeiro texto, discute o pensamento bakhtiniano onde ele traz que o herói é o outro do autor e que do seu ponto de vista, no mundo da vida “calculamos”, a todo instante, com base na memória do futuro desejado, as possibilidades do presente, traz ainda a unicidade incerta das palavras, ou seja, que estas, antes de serem minhas, foram e são também do outro e constitui o outro como o único lugar possível de uma completude impossível, aborda a linguagem como sendo trabalho e produto do trabalho, ver a atividade pedagógica como uma característica aparentemente paradoxal e que a sociedade em que vivemos hoje, construída com base no conjunto de valores, saberes e conhecimentos que nos foram transmitidos, é cada vez mais excludentes.
O segundo texto traz para a discussão as regras que governam a produção apropriada dos atos de linguagem e que estas levam em conta as relações sócias entre o falante e o ouvinte, relata ainda que somente uma parte dos integrantes da sociedade tem acesso a uma variedade “culta “ou “padrão” da língua e que esta variedade lingüística “vale” o que “valem” na sociedade os seus falantes, um elemento fundamental que favorece essa diferenciação, é a diferenciação política. O texto traz ainda que escrever nunca foi e nunca vai ser a mesma coisa que falar e que os cidadãos, apesar de declarados iguais perante a lei, são, na realidade, discriminados já na base do mesmo código em que a lei é redigida e que a linguagem constituiu o arame farpado mais poderoso para bloquear o acesso ao poder.
Estes foram os pontos discutidos na sala de aula com a participação dos estudantes da disciplina.
Aluna: Jarilma Pereira Machado
5° Semestre de Pedagogia

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Síntese Educação e Linguagem

As aulas de linguagem e educação dos dias 23/09 e 30/09 ocorreram em torno da abordagem de concepções de linguagem, ou seja, comunicação, representação e prática. E também através da aquisição da linguagem e do seu conhecimento, processos esses que caminham juntos.
Abordou-se o significado de signo e os seus tipos, que variam entre: relação de semelhança, de causa e efeito e de relação arbitrária, isto é, se o símbolo for de semelhança é do tipo ícone, se for de causa e efeito, ele é do tipo índice. Já se este for de relação arbitrária e regida simplesmente por convenção, Temos o símbolo.
Na aula do dia 07/10, abordou-se a linguagem verbal e colocou que somente o homem é dotado dessa linguagem; linguagem formas humanas:
Comunicação é aquela em que há relação com os outros e com o mundo;
Vida social e política estão é adquirida do pensamento e das artes.
Linguagem pharmacom é aquela que se refere a remédio, venene e cosméticos. T ratou-se ainda dos elementos da linguagem como, repertório, regras de combinação e regras de uso, além de tipos de linguagem, que são diversos, podendo citar, matemática, computacional, gestuais, moda, etc.
Artística: musical e arquitetônica;
Teatral: pictórica e cinematográfica.
As aulas ministradas até aqui, trouxeram conteúdos que até então, não tinha Mem deparado, por isso, foram conteúdos muito interessante e de uma importância bem relevante para meu aprendizado, espero que continue, abordando temas novos e interessantes.



Aluna: Jarilma P Machado